Dois Solos de Dança Contemporânea apresentados no Nery
O Cineteatro Constantino Nery acolheu na noite de 2 de abril dois espetáculos de dança contemporânea intitulados “Quase Corpo” e “Martha”.
Com criação e interpretação de Hugo Magalhães e desenho de luz de Pedro Morim, “Quase Corpo” é uma performance de dança contemporânea, que teve origem num trabalho de investigação pessoal acerca do movimento e suas qualidades. Questionando se sobre Quando e Onde estamos, o coreógrafo desenvolve a investigação em três momentos: a exploração de um espaço janela que é ocupado e que serve de local de absorvimento; uma maneira de interpretar a passagem do tempo deixando-se absorver pela novidade ou entregando-se ao lado repetitivo das horas; e a vontade de comunicar consigo e com os outros, deixando por vezes antever personagens distintas que estão presentes dentro do próprio ser e que se manifestam de modos diferentes, dando origem a um encontro de memórias que fazem desta narrativa uma forma de expressão pessoal.
"Martha" é uma co-criação de Pedro Carvalho e Sara Garcia, com interpretação de Sara Garcia, música original de José Pedro Sousa e desenho de luz de Pedro Morim.
Em 2015 celebrou-se o 85º aniversário da estreia do solo icónico Lamentation de Martha Graham, uma das referências da dança do século XX. Martha é uma homenagem ao seu modo de ver a arte, à forma como influenciou toda a dança ocidental, na procura de uma verdade, na emoção da partilha do movimento que vem de dentro e se concretiza numa contração, num release ou na interpretação de um sentimento/conceito/história.