CoLAB BIOREF funciona nas instalações do LNEG, em S. Mamede de Infesta
Matosinhos acolhe, desde junho, a sede e pólo do Norte do CoLAB BIOREF – Laboratório Colaborativo para as Biorrefinarias, acolhido pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), em S. Mamede de Infesta.
Neste local, são desenvolvidas atividades de investigação industrial em parceria com as empresas do CoLAB BIOREF, com o objetivo de criar condições tecnológicas e de mercado para a produção e uso sustentável de gases renováveis no sector dos transportes, bem como o uso de tecnologias de conversão de biomassas residuais para a viabilidade comercial de biorrefinarias de bioprodutos de valor acrescentado.
A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e a vereadora do Desenvolvimento Económico, Comércio e Turismo, Marta Pontes visitaram hoje as instalações do Laboratório Colaborativo para as Biorrefinarias.
Luísa Salgueiro enalteceu a parceria entre o mundo académico e empresarial, adiantando que a autarquia partilha os mesmos objetivos no que respeita à transição digital, à transição energética, à descarbonização e à sustentabilidade. “Matosinhos é um dos palcos onde se testam novas soluções energéticas para cumprir objetivos à escala global”, afirmou a edil.
A visita integrou o programa do BIOREF Open Day 2022, que incluiu um workshop com a participação de vários parceiros.
Um dos projetos apresentados foi o Move2LowC, cujo objetivo é a produção de biocombustível para os setores do transporte aéreo e rodoviário pesado de mercadorias e passageiros.
Este é o quarto laboratório dedicado à investigação sediado no concelho de Matosinhos, a par do UPTEC- Mar, do CEiiA e do Centro Tecnológico para a Ferrovia.