Concluído (com amplo sucesso de crítica e de público) o ciclo português de concertos integrados no programa Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concerto, com atuações na Casa da Música do Porto e na Gulbenkian, em Lisboa, o Quarteto de Cordas de Matosinhos prepara já a sua participação em dois novos desafios: o Serralves em Festa e um conjunto de concertos pedagógicos envolvendo centenas de crianças do concelho de Matosinhos.
Em Serralves, o quarteto composto por Vítor Vieira, Juan Maggiorani, Jorge Alves e Marco Pereira atuará no domingo, 31 de maio, pelas 14 horas, na Sala Projeto (antiga sala multiusos). Do programa do concerto fazem parte obras de Vasco Mendonça (1977), Anton Webern (1883-1945) e Eurico Carrapatoso (1962), persistindo o QCM no objetivo de divulgar a música erudita de grandes compositores internacionais e do património musical português. A iniciativa Serralves em Festa, recorde-se, junta anualmente dezenas de milhares de pessoas num fim-de-semana inteiramente dedicado à fruição cultural.
Os concertos pedagógicos acontecerão no dia 1 de junho e reunirão, em quatro apresentações consecutivas, quase quatrocentos alunos do 2.º ciclo do Agrupamento de Escolas Irmãos Passos, em Custóias, com o intuito de promover o contacto dos mais novos com o grande repertório musical erudito. O Quarteto de Cordas de Matosinhos atuará, assim, na EB de Irmãos Passos durante a manhã e, à tarde, na EB de Custóias.
Fundado em 2007 pela Câmara Municipal de Matosinhos, o QCM tem efetuado temporadas regulares de música erudita, tendo sido distinguido, em 2014, com o Prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos. Este conceituado galardão permitiu ao agrupamento iniciar uma digressão pelos mais importantes palcos europeus, como o Barbican de Londres, o Concertgebouw de Amesterdão e o Muzikverein de Viena, constituindo-se como uma notável embaixada cultural de Matosinhos nas principais cidades do continente.