O Quarteto de Cordas de Matosinhos participa no próximo dia 16 de Setembro no Festival Música Viva 2010, no Centro Cultural de Belém.
A sensibilidade e a maestria do Quarteto de Cordas de Matosinhos marca novamente a sua presença no Festival Música Viva para um programa que passará em revista os últimos cem anos da escrita musical para esta formação. A obra de Anton Webern em combinação com a do seu contemporâneo Luís de Freitas Branco resultará numa moldura histórica para as obras de Miguel Azguime, cujo epicentro criador irá levar ao extremo o virtuosismo do violoncelo de Marco Pereira, finalizando o concerto com a obra Le Feu qui Dort, título oriundo do poema homónimo de Mário Dionísio; uma obra totalmente acústica, das poucas que Miguel Azguime tem escrito, mas cuja composição respira e deixa transparecer um conhecimento íntimo do fenómeno sonoro.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos, fundado em 2007, é constituído por Vítor Vieira (1º violino), Juan Carlos Maggiorani (2º violino), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo).
O Quarteto de Cordas de Matosinhos subirá ao palco do Pequeno Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, no dia 16 de Setembro, a partir das 21h00, e interpretará “Quarteto de cordas” (1911) de Luís de Freitas Branco, “Paraître Parmi” (2006, “Moment à l’éxtrêmement” (2006) e “Le Feu qui dort” (2008) de Miguel Azguime, “Quarteto de Cordas Op. 28” (1937-38) de Anton Webern. O concerto será transmitido em directo pela Antena 2.
O Festival Música Viva é um evento que se afirma no panorama nacional e internacional como um espaço de excelência da criação musical actual, ponto de convergência da música com a tecnologia, do instrumental e analógico com o electrónico e digital. Além de criadores portugueses e europeus, estão representados compositores oriundos do Japão ao Canadá.
Com mais de trinta estreias numa programação em 11 concertos, serão apresentadas 11 obras em estreia absoluta, 23 em estreia nacional.
Ficha Técnica:
VITOR VIEIRA 1º violino
JUAN CARLOS MAGGIORANI 2º violino
JORGE ALVES viola
MARCO PEREIRA violoncelo
MIGUEL AZGUIME electrónica
PAULA AZGUIME projecção sonora
MISO STUDIO informática musical
Programa:
Luís de Freitas Branco - quarteto de cordas (1911)20’
Miguel Azguime - Paraître Parmi (2006)15’
(quarteto de cordas e electrónica)
Miguel Azguime - Moment à l'extrêmement * (2006)15’
(violoncelo e electrónica)
Anton Webern - quarteto de cordas Op.28 (1937-8)8’
Miguel Azguime - Le Feu qui Dort ** (2008) 15’
(quarteto de cordas)
* encomenda do Collectif éOle
** encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos