No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, o Quarteto de Cordas de Matosinhos deu a conhecer aos mais jovens a música erudita de grandes compositores internacionais e do património musical português.
Quase quatrocentos alunos do 2.º ciclo do Agrupamento de Escolas Irmãos Passos, em Custóias, assistiram aos concertos pedagógicos do Quarteto de Cordas de Matosinhos. Da parte da manhã, foram os alunos da EB Irmãos Passos a contactar com o repertório musical erudito, enquanto que à tarde a atuação decorreu na EB de Custóias.
Fundado em 2007 pela Câmara Municipal de Matosinhos, o quarteto, composto por Vítor Vieira, Juan Maggiorani, Jorge Alves e Marco Pereira, tem efetuado temporadas regulares de música erudita, tendo sido distinguido, em 2014, com o Prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos.
Este conceituado galardão permitiu ao Quarteto de Cordas de Matosinhos iniciar uma digressão pelos mais importantes palcos europeus, como o Barbican de Londres, o Concertgebouw de Amesterdão e o Muzikverein de Viena, constituindo-se como uma notável embaixada cultural de Matosinhos nas principais cidades do continente.
Recentemente, o grupo concluiu ciclo português de concertos integrados no programa Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concerto, com atuações na Casa da Música do Porto e na Gulbenkian, em Lisboa.