Concerto no Cine-Teatro Constantino Nery, no dia 12 de dezembro pelas 21h30.
Depois de atuar em Atenas, a 4 de Dezembro, em Londres, no dia 5, no Luxemburgo, a 8, e em Viena, a 9 de dezembro, o Quarteto de Cordas de Matosinhos regressa a casa já na próxima sexta-feira, dia 12, pelas 21h30, para mais um concerto da temporada de música clássica de 2014. Vitor Vieira (violino I), Juan Carlos Maggiorani (violino II), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) interpretarão desta vez as peças Cenas da Montanha, op.14, de Viana da Motta, Caged Symphonies, de Vasco Mendonça, e Quarteto de cordas em Fá maior, op.73, nº3, de Dimitri Shostakovich.
O concerto do QCM terá desta vez lugar no Cine-Teatro Constatino Nery, pelas 21h30, integrando um projeto que pretende proporcionar a diferentes públicos a perceção, compreensão e fruição de obras de compositores de renome internacional e de temas do património musical português. Para 20 de Dezembro, refira-se, o quarteto tem agendada uma nova atuação em Matosinhos, desta vez no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no concerto que assinalará a data do nascimento do compositor Fernando Lopes-Graça.
Criado em 2007, fruto de um projeto pioneiro da Câmara Municipal de Matosinhos, o QCM está atualmente a realizar uma grande digressão europeia que resulta da distinção que este ano lhe foi atribuída pela European Concert Hall Organisation (ECHO). Até ao final de 2015, a formação clássica matosinhense vai atuar nas melhores salas de espetáculos da Europa.