![]()
Depois da participação nos últimos discos de Luísa Sobral e Cuca Roseta, o Quarteto de Cordas de Matosinhos volta a estar em alta com a participação no álbum lançado por Pedro Abrunhosa.
“Contramão” é o mais recente álbum de Pedro Abrunhosa, lançado no passado dia 2 de dezembro. Este seu sétimo disco de originais contou com várias parcerias, das quais destacamos a do Quarteto de Cordas de Matosinhos
Depois de terem participado em três temas do último disco da Luísa Sobral, “There's a flower in my bedroom” e em dois temas no último disco da Cuca Roseta, “Raiz”, eis que o Quarteto de Cordas regressa com mais uma parceria com grandes nomes da música, desta vez, através da sua participação no disco de Pedro Abrunhosa.
Fundado em 2007 através de concurso público promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, o Quarteto de Cordas de Matosinhos foi selecionado pela European Concert Hall Organisation (ECHO) para integrar o programa Rising Stars 2014/2015.
Desta forma Vitor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo), os quatro instrumentistas do quarteto, vão ter a oportunidade de atuar em várias salas de concerto da Europa.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos nasceu da reiterada aposta que a Autarquia tem vindo a fazer na Cultura, com enfâse na música clássica e na criação artística de uma forma geral. Nascida de um concurso público, esta formação tem vindo a desenhar um percurso de sucesso tendo recebido todos os seus membros prémios em Portugal e no estrangeiro, individualmente e em música de câmara.
Todos os anos a ECHO escolhe seis jovens artistas ou agrupamentos para realizarem uma série de concertos em toda as suas salas. A seleção é feita pelos diretores artísticos das salas que integram a organização, permitindo o lançamento da carreira musical de vários artistas. O Quarteto de Cordas de Matosinhos foi selecionado pelos diretores artísticos da Fundação Casa da Música e da Fundação Calouste Gulbenkian, as duas salas portuguesas que integram a ECHO.
Para o grupo de Matosinhos, esta escolha significa, não só um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de mais de cinco anos de existência, "mas também uma oportunidade única de apresentação de música e músicos portugueses nas principais salas de concerto europeias".
A lista de concertos da RIsing Stars prevê a atuação do Quarteto de Cordas de Matosinhos nos seguintes locais e datas:
Dezembro de 2014
2 – Athens
5 – London
8 – Luxemburg
10 – Vienna
Janeiro de 2015
21 – Amsterdam
25 – Hamburg
Março de 2015
8 – Cologne
14 – Dortmund
20-22 – Stockolm
Maio de 2015
11 – Birmingham
15-17 – Lisboa e Porto
18 – Barcelona
21 – Budpest
Junho de 2015
14 – Baden-Baden
17 – Brussels
