Sábado dia 4 de junho pelas 19h30 na Galeria Contemporânea.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos participa este sábado, 4 de junho, no Serralves em Festa, um dos principais eventos culturais do país. A atuação acontecerá pelas 19h30 na Galeria Contemporânea, um espaço com limitação limitada a 60 pessoas.
O agrupamento formado por Vítor Vieira (violino), Juan Carlos Maggiorani (violino), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) interpretará a obra “Da luz nítida da manhã”, composta em 2008 por Fernando C. Lapa, por encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos. Nos seus quatro andamentos, segundo o compositor, “cruzam-se movimentos de câmara e contrapontos, montagem e desenvolvimento, grande plano e texturas repetitivas, planos encadeados e ‘modulação’”. “Por detrás de tudo, ainda e sempre como no cinema, um tempo construído. E um gosto, sempre renovado, pela harmonia. Nem sempre óbvia, mas quase sempre clara e nítida. Como a manhã”, acrescenta.
Criado pela Câmara Municipal de Matosinhos em 2007, o quarteto é atualmente considerado uma das melhores formações nacionais de música erudita, tendo conquistado em 2014 o Prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos. Este galardão permitiu ao agrupamento realizar uma digressão pelos mais importantes palcos europeus, constituindo-se, assim, como uma notável embaixada cultural de Matosinhos nas principais cidades do continente.
Para além de interpretar as integrais dos quartetos de Haydn, Mozart, Beethoven, Mendelssohn e Schumann, os concertos do QCM têm permitido a divulgação do património musical português e internacional dentro e fora de portas, assumindo-se como um paradigma da aposta da autarquia numa programação cultural regular e de grande qualidade.