Concerto marcou o arranque de mais uma temporada de música clássica no concelho.
Joly Braga Santos, Eurico Carrapatoso e Paul Hindemith foram os compositores que o Quarteto de Cordas de Matosinhos escolheu interpretar no arranque de mais uma temporada de música clássica no Concelho.
O concerto teve lugar ontem, no palco do Cine-teatro Constantino Nery.
Fundado em 2007 pela Câmara Municipal de Matosinhos, o quarteto, composto por Vítor Vieira (violino), Juan Maggiorani (violino), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo), tem efetuado temporadas regulares de música erudita, em torno de grandes compositores internacionais e do património musical português, tendo merecido o elogio generalizado da crítica especializada.
O trabalho do Quarteto de Cordas de Matosinhos levou a que fosse distinguido, no ano passado, com o Prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos.
Este conceituado galardão permitiu ao Quarteto de Cordas de Matosinhos iniciar uma digressão pelos mais importantes palcos europeus, como o Barbican de Londres, o Concertgebouw de Amesterdão e o Muzikverein de Viena, constituindo-se como uma notável embaixada cultural de Matosinhos nas principais cidades do continente.
Já este ano, o Quarteto de Cordas de Matosinhos concluiu o ciclo português de concertos integrados no programa Rising Stars, com atuações na Casa da Música, no Porto, e na Gulbenkian, em Lisboa.
Se gosta de música clássica, saiba que já no próximo sábado a Igreja de Matosinhos será palco de um concerto da soprano alemã Cristel de Meulder, acompanhada pelo organista belga Jan Van Mol. Este evento, agendado para as 17h00, tem entrada livre e insere-se no “Órgão- Festival Internacional do Porto e Grande Porto”.