Ontem, dia 18 de outubro, pelas 21h30, foi noite de Música em Matosinhos no palco principal do Cine-Teatro Constantino Nery.
Após um concerto memorável na Casa da Música, realizado no dia 25 de setembro, o Quarteto de Cordas de Matosinhos, regressa a casa, tendo contudo cumprido com a sua missão de potenciar o efeito do alargamento e democratização cultural, contribuindo para reforçar a parceria existente entre as duas instituições.
A segunda parte da temporada 2012, “Música em Matosinhos”, do Quarteto de Cordas de Matosinhos tem sido preenchida, nos quatro recitais, por um vasto conjunto de obras musicais de compositores internacionais - Joseph Haydn, Felix Mendelssohn, Johannes Brahms e Maurice Ravel - mas, uma vez mais, também por um número significativo de quartetos de cordas de compositores nacionais - Álvaro Salazar, Sérgio Azevedo e António Pinho Vargas.
Esta programação, marcada pela presença constante de compositores nacionais e de intérpretes residentes atesta a dinâmica de apoio ativo à qualificação cultural que a Câmara Municipal de Matosinhos pretende proporcionar, mesmo em anos de dificuldade e de constrangimentos como aqueles em que hoje vivemos. É um esforço que vale a pena.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos foi fundado em 2007 através de um concurso público promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos e é constituído por Vitor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo).
Na atuação de ontem no Cine-Teatro Constantino Nery, foram apresentadas obras de Felix Mendelssohn (1809-1847), compositor, pianista e maestro alemão do início do período romântico e de Maurice Ravel (1874-1937) - compositor e pianista francês, um dos mais originais e requintados compositores europeus do início do século XX.
Através deste Quarteto a Câmara Municipal de Matosinhos mantém o papel de vanguarda que unanimemente lhe vem sendo reconhecido na promoção, criação e divulgação da música clássica no nosso país.