Mais um concerto inserido na programação anual de Música Clássica.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos deu ontem, dia 22 de Dezembro, na Sala Principal do Cine-Teatro Constantino Nery mais um concerto inserido na programação anual de Música clássica da Autarquia.
Catalogado como “um caso singular de excelência no panorama musical português” com “um percurso musical absolutamente notável”, este projeto da Autarquia não só alicerçou a sua regular atividade, como desenvolveu também um conjunto significativo de atuações, no concelho e no resto do país.
Num ano particularmente difícil, a Câmara Municipal de Matosinhos vai manter uma forte aposta na sua programação cultural, numa das suas áreas de referência e de identidade nos últimos anos – a Música Clássica, onde o Quarteto de Cordas de Matosinhos, é um dos elementos cruciais.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos foi criado em 2007 no seguimento de um concurso lançado pela Câmara Municipal de Matosinhos, é constituído por Vitor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo). Todos terminaram as suas licenciaturas na Academia Nacional Superior de Orquestra, institução com a qual o Quarteto mantém ainda colaboração, e realizaram estudos de aperfeiçoamento em diversas escolas de prestígio, como a Escuela Superior de Música Reina Sofia em Madrid, a Northwestern University em Chicago e o Conservatório de Sion na Suíça.
O Quarteto realizou também estudos especializados no Instituto Internacional de Música de Cámara de Madrid, sob a orientação de Rainer Schmidt (violinista do Quarteto Hagen). Todos os seus membros receberam prémios portugueses e internacionais individualmente e em música de câmara.
Com este ciclo de concertos, podem ser apreciadas obras de Eurico Carrapatoso, In Illo Tempore, para quarteto de cordas (2009), uma obra encomendada pela Câmara Municipal de Matosinhos, e Robert Schumann (1810-1856), Quarteto de cordas, em lá maior, op. 41 nº 3 (1842).
Os próximos concertos decorrem no Cine-Teatro Constantino Nery nos dias 19 de janeiro; 22 de fevereiro; 20 de março; 12 de abril; 17 de maio; e 14 de Junho (bilhetes: 7.50€).