Terça-feira, 17 de Maio, é feriado municipal em Matosinhos – mas não para o Quarteto de Cordas de Matosinhos. O agrupamento fará uma curta viagem até à cidade do Porto, onde se juntará à celebração do Ano da Rússia em curso na Casa da Música. O programa do concerto, com início marcado para as 19h30 na sala 2, incluirá, por isso, obras de Joseph Haydn e Alfred Schnittke, sem esquecer o “In illo tempore” que Eurico Carrapatoso compôs em 2009 para o quarteto matosinhense.
Considerada um ponto alto na produção de Franz Joseph Haydn e da sua maturidade, a peça “Quartetos de Cordas Op.33”, também conhecido como “O Pássaro”, integra os célebres Quartetos Russos do compositor. Desde a época da sua publicação, em 1781, a crítica é unânime em reconhecer a agudeza e o humor presente na composição”. O programa prosseguirá com a composição de Carrapatoso, honrando o compromisso de divulgação do repertório erudito nacional, e será concluído com o Quarteto de Cordas nº3, de Alfred Schnittke, umas das peças mais conhecidas deste compositor russo.
Criado pela Câmara Municipal de Matosinhos em 2007, o quarteto é atualmente considerado uma das melhores formações nacionais de música erudita, tendo conquistado em 2014 o Prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos. Este galardão permitiu ao agrupamento formado por Vítor Vieira, Juan Maggiorani, Jorge Alves e Marco Pereira realizar uma digressão pelos mais importantes palcos europeus, constituindo-se, assim, como uma notável embaixada cultural de Matosinhos nas principais cidades do continente.