O Quarteto de Cordas de Matosinhos abre hoje, dia 16 de setembro, a temporada de música clássica da Casa da Música do Porto.
O agrupamento formado por Vítor Vieira (violino), Juan Maggiorani (viola), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) interpretará o “Quarteto de cordas em Sol Maior, nº2”, de José Vianna da Motta, “Mata Hari”, de Eugénio Manuel Rodrigues, e o “Quarteto de cordas em Fá maior, op.73, nº3”, de Dimitri Shostakovich.
Este concerto da Casa da Música assinalará ainda o início de uma tournée internacional que vai levar o Quarteto de Cordas de Matosinhos, fundado em 2007 pela Câmara Municipal de Matosinhos, a atuar em algumas das mais importantes salas de concerto europeias, como o Barbican de Londres, o Concertgebouw de Amesterdão e o Muzikverein de Viena. Esta digressão, refira-se, resulta do facto de o quarteto matosinhense ter sido recentemente premiado com a conceituada distinção internacional ECHO Rising Stars.
Desde a sua criação, o QCM tem efetuado temporadas regulares de música erudita em torno de grandes compositores internacionais e do património musical português, merecendo o elogio generalizado da crítica especializada. O bailado “Mata Hari”, instrumentado para quarteto de cordas, é, de resto, uma das obras mais importantes do compositor Eugénio Manuel Rodrigues, fazendo parte da coletânea de autores portugueses gravada pelo prestigiado Quarteto Arditti.
A atuação na Casa da Música incluirá também o adágio “Cenas nas Montanhas”, subtítulo do segundo andamento do Quarteto de cordas em Sol maior de José Vianna da Motta, sendo coroada com uma das partituras mais bem-humoradas de Chostakovitch, um dos compositores mais importantes de sempre da música para quarteto de cordas.