A Casa da Música acolheu o último concerto da temporada 2013 de Música Clássica em Matosinhos, no dia 10 de dezembro, com mais uma atuação do Quarteto de Cordas de Matosinhos.
No âmbito da programação de 2013 de Música Clássica em Matosinhos foi possível assistir a uma série de 10 concertos, e usufruir de momentos de qualidade inquestionável, e que granjearam as melhores referências da crítica nacional e até internacional. O Quarteto de Cordas de Matosinhos é apresentado como “um caso singular de excelência no panorama musical português com um percurso musical absolutamente notável”.
Estas referências foram reconhecidas ao mais alto nível, muito recentemente, com a distinção internacional que resultou na escolha, pela European Concert Hall Organisation (ECHO), para integrar o programa Rising Stars 2014/2015. Esta seleção é o prémio do esforço desenvolvido ao longo dos anos "mas também uma oportunidade única de apresentação de música e músicos portugueses nas principais salas de concerto europeias", conquistando, com o seu trabalho, um lugar de destaque no panorama europeu, que lhe permitirá atuar nas melhores salas de concerto da europa, nomeadamente: Atenas, Londres, Luxemburgo e Viena, entre outras.
Exemplo da notoriedade que o Quarteto assume no panorama português é a sua participação em discos de músicos portugueses conceituados, da música ligeira, como Luisa Sobral “There's a flower in my bedroom”, no último disco da Cuca Roseta, “Raiz”, e eis que o Quarteto de Cordas regressa com mais uma parceria com um dos grandes nomes da música, desta vez, através da sua participação no disco de Pedro Abrunhosa “ Contramão – Abrunhosa Convite Caviar”.
Não podemos ainda deixar de referenciar a presença do Quarteto de Cordas de Matosinhos em 2013 um pouco por todo o país, tendo realizado concertos nos Dias da Música do CCB, Casa da Música do Porto, nos Festivais de Música de Espinho, Póvoa de Varzim, Óbidos, Paços de Brandão, Festival Música Viva e Festival Vertigem Sonora em Santiago Compostela, colaborando com músicos como Carlos Azevedo, o violoncelista Paulo Gaio Lima, os clarinetistas Carlos Alves, António Saiote e Bruno Graça e os pianistas Pedro Burmester, António Rosado, Miguel Borges Coelho e Elsa Silva, entre muitos outros.
A programação desta temporada foi construída a partir de 3 orientações fundamentais: construção de um percurso histórico/estético dos quartetos de cordas compostos por autores nacionais - desde Almeida Mota a Jorge Peixinho, entre muitos outros - que reforça a presença constante da música portuguesa nos palcos de Matosinhos; continuação na apresentação de alguns dos grandes mestres da cultura musical ocidental que compuseram obras para este tipo de formação – Joseph Haydn, L.v. Beethoven ou Dimitri Schostakovich; e contribuir para a programação da Casa da Música com propostas de reportório de compositores oriundos do país escolhido por esta instituição para a programação de 2013 (Itália) – F. Malipiero, G. Petrassi ou L. Berio.
A atuação do Quarteto de Cordas de Matosinhos na Casa da Música foi mais um momento especial, fruto da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Casa da Música, e permitiu ao público presente deliciar-se com o magnetismo resultante das obras de alguns dos mais conceituados autores de música clássica: Luciano Berio (1925-2003), Jorge Peixinho (1940-1995) e Ludwig van Beethoven (1770-1827).
Vitor Vieira, violino I
Juan Carlos Maggiorani, violino II
Jorge Alves, viola
Marco Pereira, violoncelo
![]()
