Pedro Burmester atua a 15 de maio com o Quarteto de Cordas – uma oportunidade a não perder no Cine-teatro Constantino Nery!
![]()
Fundado em 2007 através de concurso público promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, o Quarteto de Cordas de Matosinhos foi seleccionado pela European Concert Hall Organisation (ECHO) para integrar o programa Rising Stars 2014/2015.
Desta forma Vitor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo), os quatro instrumentistas do quarteto, vão ter a oportunidade de atuar em várias salas de concerto da Europa.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos nasceu da reiterada aposta que a Autarquia vem vindo a fazer na Cultura, com enfâse na Música Clássica e na criação artística de uma forma geral. Nascida de um concurso público, esta formação tem vindo a desenhar um percurso de sucesso tendo recebido todos seus membros prémios em Portugal e no estrangeiro, individualmente e em música de câmara.
Tal como o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, faz questão de explicar, “através deste Quarteto, resultante da iniciativa desta Autarquia, a Câmara Municipal de Matosinhos mantém o papel de vanguarda que unanimemente lhe vem sendo reconhecido na promoção, criação e divulgação da música clássica no nosso país. Graças a esta vertente da nossa política cultural contribuímos, igualmente, para a formação de um público critico e exigente, fator essencial para o aprofundamento da nossa Democracia e da participação cívica dos cidadãos, não só neste campo como em todos os outros setores da sociedade.
Todos os anos a ECHO escolhe seis jovens artistas ou agrupamentos para realizarem uma série de concertos em toda as suas salas. A selecção é feita pelos diretores artísticos das salas que integram a organização, permitindo o lançamento da carreira musical de vários artistas. O Quarteto de Cordas de Matosinhos foi selecionado pelos diretores artísticos da Fundação Casa da Música e da Fundação Calouste Gulbenkian, as duas salas portuguesas que integram a ECHO.
Para o grupo de Matosinhos, esta escolha significa, não só um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de mais de cinco anos de existência, "mas também uma oportunidade única de apresentação de música e músicos portugueses nas principais salas de concerto europeias". Os músicos consideram ainda uma “dupla satisfação” esta oportunidade ter surgido no momento que se preparam para o 100º concerto. O concerto, que será no dia 15 de Maio no Cine-Teatro Constantino Nery em Matosinhos, contará com o pianista Pedro Burmester, incluindo o programa música de António Pinho Vargas, Luiz Costa e Antonín Dvorák.
Presidida por Christoph Lieben-Seutter, a ECHO, criada há 25 anos, é constituída pelos seguintes salas de concertos: Barbican Centre London, BOZAR Brussels, Fundação Calouste Gulbenkian Lisbon, Casa da Música Porto, Cité de la musique Paris, Festspielhaus Baden-Baden, Het Concertgebouw Amsterdam, Kölner Philharmonie, Konzerthaus Dortmund, Laeiszhalle Elbphilharmonie Hamburg, L'Auditori Barcelona, Megaron - The Athens Concert Hall, Musikverein Wien, Palace of Arts - Budapest, Palau de la Música Catalana, Philharmonie Luxembourg, Stockholms Konserthus, Théâtre des Champs-Elysées Paris, The Sage Gateshead, Town Hall & Symphony Hall Birminghame Wiener Konzerthaus.
