O Quarteto de Cordas de Matosinhos, um dos selecionados nacionais do programa europeu 'Rising Stars', participa hoje, dia 20 de junho, num encontro no Barbican Centre, em Londres.
Fundado em 2007 através de concurso público promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, o Quarteto de Cordas de Matosinhos foi selecionado pela European Concert Hall Organisation (ECHO) para integrar o programa Rising Stars 2014/2015, conquistando, com o seu trabalho e empenho, um lugar de relevo no panorama europeu que lhe permitirá atuar nas melhores salas de concerto da europa.
O programa "Rising Stars" é uma iniciativa da ECHO, da qual fazem parte a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Música e tem como objetivo dar a conhecer novos talentos na área da música erudita, através da possibilidade de atuarem em diversas salas de concerto europeias.
Para a temporada 2014/15, além do Quarteto de Matosinhos, formado por Vítor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola d'arco) e Marco Pereira (violoncelo), todos licenciados na Academia Nacional Superior de Orquestra e com estudos de aperfeiçoamento em diversas escolas de prestígio, foi também escolhido Daniel Moreira, que foi o compositor residente da Casa da Música em 2009. Daniel Moreira vai compor uma obra para grupo coral que será interpretada nas 20 salas de concerto que integram a ECHO.
De acordo com a informação da organização, o encontro de hoje "destina-se a dar a conhecer os diferentes projetos dos grupos e solistas escolhidos junto dos diferentes diretores artísticos das salas europeias, assim como da comunicação social". E, segundo a mesma fonte, o Quarteto de Cordas de Matosinhos tem já previstos cerca de 12 concertos.