Programa “Grande Valsa” divulgou projeto pioneiro em Portugal.
Apresentado por André Cunha Leal, o programa “Grande Valsa” da RTP 2, que promove os jovens instrumentistas da música erudita, num ambiente informal e em espaços "improváveis", escolheu o Mercado do Bom Sucesso para cenário de celebração da música de Viana da Mota, numa interpretação do Quarteto de Cordas de Matosinhos.
O programa foi exibido no passado dia 23 de março e pode ser revisto no link http://www.rtp.pt/play/p1789/grande-valsa.
Além da atuação do Quarteto de Cordas de Matosinhos, o programa contou com pequenos espaços de conversa no Hotel da Música com o programador do Quarteto de Cordas de Matosinhos, o prof. Jorge Alexandre Costa, em torno da carreira deste projeto pioneiro da Câmara Municipal de Matosinhos.
Também os músicos que compõem o Quarteto de Cordas foram entrevistados na Marginal de Matosinhos a propósito do seu percurso profissional e do projeto musical no qual estão envolvidos. Os ensaios no Cine-teatro Constantino Nery foram igualmente filmados e exibidos.
O pianista Pedro Burmester, que atuou em fevereiro com o Quarteto de Cordas de Matosinhos no Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa, falou sobre a parceria existente nos últimos anos e as razões do sucesso deste projeto.
Formado em 2007, o Quarteto de Cordas de Matosinhos é considerado “um caso singular de excelência no panorama musical português”.
O quarteto, constituído por Vitor Vieira (violino I), Juan Carlos Maggiorani (violino II), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) - todos licenciados pela Academia Nacional Superior de Orquestra -, tem efetuado temporadas regulares de música erudita em torno de grandes compositores internacionais e do património musical português, merecendo o elogio generalizado da crítica especializada. Testemunho disso é a distinção alcançada pelo Quarteto de Cordas no programa Rising Stars 2014/2015, atribuída pela European Concert Hall Organisation (ECHO), da qual fazem parte a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Música, que visa dar a conhecer novos talentos na área da música erudita.
A distinção valeu ao Quarteto de Cordas de Matosinhos um lugar de destaque no panorama musical europeu e o direito de atuar nas melhores salas de espetáculo da Europa.
No âmbito da temporada Música em Matosinhos 2015, o Quarteto de Cordas de Matosinhos tem previstas três apresentações no Cine-Teatro Constantino Nery (a 22 de abril, 14 de outubro e 9 de dezembro), a digressão por outros espaços do concelho e uma atuação durante as festas do Senhor de Matosinhos. Tem ainda agendados mais dois concertos na Casa da Música do Porto (17 de maio e 17 de novembro), devendo igualmente atuar em Junho no evento Serralves em Festa e continuar a digressão internacional proporcionada pela distinção da European Concert Hall Organisation.
