Integrado no ciclo de música de câmara da Câmara Municipal de Matosinhos, decorreu na sexta-feira, 9 de junho, no renovado Palacete Visconde de Trevões, um concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos com António Saiote, o mais conceituado clarinetista português.
De entrada livre, teve como repertório o “Quinteto com clarinete em Si menor, op. 115”, que Brahms escreveu em 1891, e o “Quinteto com clarinete” que Sérgio Azevedo compôs em 2011.
António Saiote, refira-se, foi solista na orquestra do Teatro Nacional de São Carlos e na Régie Sinfonia. Foi ainda titular da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários e assistente da Orquestra Clássica do Porto, tendo atuado como solista e ensinado em mais de trinta países da Ásia, Europa, América e África do Norte.
Já o Quarteto de Cordas de Matosinhos, formado por Vítor Vieira (violino), Juan Carlos Maggiorani (violino), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) foi criado pela Câmara Municipal de Matosinhos em 2007, sendo atualmente considerado uma das melhores formações nacionais de música erudita e tendo conquistado em 2014 o Prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos. Este galardão permitiu ao agrupamento realizar uma digressão pelos mais importantes palcos europeus, constituindo-se, assim, como uma notável embaixada cultural de Matosinhos nas principais cidades do continente.