Depois da distinção no programa “Rising Stars”, a formação musical estará em digressão europeia até ao final do próximo ano.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos atuou, dia 17 de novembro, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, no âmbito da VII Temporada de Música da instituição.
No espetáculo foi interpretado o Quarteto de Cordas, em Mi bemol Maior, de Mozart, "Cenas nas Montanhas" para Quarteto de Cordas, de Vianna da Motta, Quarteto de Cordas n.º 8, em Dó Maior, de Shostakovich, e o Quarteto de Cordas em Fá Maior, de Ravel.
Formado em 2007, fruto de um projeto pioneiro da Câmara Municipal de Matosinhos, o Quarteto de Cordas de Matosinhos é considerado “um caso singular de excelência no panorama musical português”.
O quarteto, constituído por Vitor Vieira (violino I), Juan Carlos Maggiorani (violino II), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) - todos licenciados pela Academia Nacional Superior de Orquestra -, tem efetuado temporadas regulares de música erudita em torno de grandes compositores internacionais e do património musical português, merecendo o elogio generalizado da crítica especializada. Testemunho disso é a distinção alcançada pelo Quarteto de Cordas no programa Rising Stars 2014/2015, atribuída pela European Concert Hall Organisation (ECHO), da qual fazem parte a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Música, que visa dar a conhecer novos talentos na área da música erudita.
A distinção valeu ao Quarteto de Cordas de Matosinhos um lugar de destaque no panorama musical europeu e o direito de atuar nas melhores salas de espetáculo da Europa, numa digressão que se prolongará até ao final do próximo ano.