Londres, Luxemburgo e Viena são as próximas cidades incluídas na digressão europeia.
Formado em 2007, fruto de um projeto pioneiro da Câmara Municipal de Matosinhos, o Quarteto de Cordas de Matosinhos é considerado “um caso singular de excelência no panorama musical português”.
O quarteto, constituído por Vitor Vieira (violino I), Juan Carlos Maggiorani (violino II), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) - todos licenciados pela Academia Nacional Superior de Orquestra -, tem efetuado temporadas regulares de música erudita em torno de grandes compositores internacionais e do património musical português, merecendo o elogio generalizado da crítica especializada. Testemunho disso é a distinção alcançada pelo Quarteto de Cordas no programa Rising Stars 2014/2015, atribuída pela European Concert Hall Organisation (ECHO), da qual fazem parte a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Música, que visa dar a conhecer novos talentos na área da música erudita.
A distinção valeu ao Quarteto de Cordas de Matosinhos um lugar de destaque no panorama musical europeu e o direito de atuar nas melhores salas de espetáculo da Europa.
A digressão inicia-se amanhã, dia 4 de dezembro, na capital grega Atenas, no Megaron Athens International Conference Center. O Quarteto de Cordas de Matosinhos apresentará obras de Mozart, D. Chostakovich, Vianna da Motta e Ravel. Seguem-se as atuações em Londres (5 de dezembro), Luxemburgo (dia 8) e Viena de Áustria (dia 10). A digressão prolongar-se-á até ao final do próximo ano.
A formação clássica matosinhense continuará, todavia, a dar sequência à política cultural da Câmara Municipal de Matosinhos, mantendo uma programação regular no concelho e colaborando com outras instituições regionais.
Já no próximo dia 12 dezembro atua no Cine-Teatro Constantino Nery, seguindo-se um espetáculo no dia 20 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para assinalar a data do nascimento do compositor Fernando Lopes-Graça.