Formação acompanha o pianista Pedro Burmester hoje e amanhã no Teatro Municipal S. Luiz.
![]()
Em apenas dois dias, Pedro Burmester e o Quarteto de Cordas de Matosinhos partilham o mesmo palco em três concertos, um dos quais destinado ao público infantil.
O Quinteto para piano e cordas em mi bemol maior, de Robert Schumann, e o Quinteto com piano em lá maior, de Antonin Dvořák, são as obras que serão interpretadas hoje à noite, amanhã à tarde e à noite, pelo conceituado pianista e pela formação matosinhense no Jardim de Inverno do Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa.
Pedro Burmester iniciou a sua atividade aos 10 anos. Em 1983, ficou em 2.º lugar ex-aequo com Florent Boffard, no concurso Vianna da Motta, ano em que esta competição não proclamou nenhum vencedor. Colaborou com os maestros Manuel Ivo Cruz, Miguel Graça Moura, Álvaro Cassuto, Omri Hadari, Gabriel Shmura, Muhai Tang, Lothar Zagrosek, Michael Zilm, Frans Bruggen e Georg Solti. Gravou uma dezena de CD - três a solo com obras de Bach, Schumann e Schubert, um em duo com Mário Laginha, outro, em trio, com Bernardo Sassetti, e três gravações com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Formado em 2007, fruto de um projeto pioneiro da Câmara Municipal de Matosinhos, o Quarteto de Cordas de Matosinhos é considerado “um caso singular de excelência no panorama musical português”.
O quarteto, constituído por Vitor Vieira (violino I), Juan Carlos Maggiorani (violino II), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) - todos licenciados pela Academia Nacional Superior de Orquestra -, tem efetuado temporadas regulares de música erudita em torno de grandes compositores internacionais e do património musical português, merecendo o elogio generalizado da crítica especializada. Testemunho disso é a distinção alcançada pelo Quarteto de Cordas no programa Rising Stars 2014/2015, atribuída pela European Concert Hall Organisation (ECHO), da qual fazem parte a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Música, que visa dar a conhecer novos talentos na área da música erudita.
A distinção valeu ao Quarteto de Cordas de Matosinhos um lugar de destaque no panorama musical europeu e o direito de atuar nas melhores salas de espetáculo da Europa.
No âmbito da temporada Música em Matosinhos 2015, o Quarteto de Cordas de Matosinhos tem previstas três apresentações no Cine-Teatro Constantino Nery (a 22 de abril, 14 de outubro e 9 de dezembro), a digressão por outros espaços do concelho e uma atuação durante as festas do Senhor de Matosinhos. Tem ainda agendados mais dois concertos na Casa da Música do Porto 17 de maio e 17 de novembro), devendo igualmente atuar em Junho no evento Serralves em Festa e continuar a digressão internacional proporcionada pela distinção da European Concert Hall Organisation.
![]()
