Concerto será a 29 de outubro, pelas 21h30 no Cine Teatro Constantino Nery
Num raro intervalo da digressão europeia decorrente da distinção recentemente atribuída pela European Concert Hall Organisation (ECHO), o Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) regressa a casa no próximo dia 29 de Outubro para um concerto inédito no Cine Teatro Constantino Nery. A prestigiada formação clássica contará, desta vez, com a companhia da cantora lírica Ana Maria Pinto para dar vida a um repertório constituído por obras de Mendelssohn, Webern e Schoenberg.
O quarteto constituído por Vitor Vieira (violino I), Juan Carlos Maggiorani (violino II), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) interpretarão o Quarteto de cordas em Lá menor, op.13 (1827), de Felix Mendelssohn (1809-1847), Schmerz immer Blick nach oben (1913), de Anton Webern (1883-1945), e o Quarteto de cordas op.10, nº2 (1907/08), de Arnold Schoenberg (1874-1951). A acompanhá-los contarão com a voz de uma jovem cantora com larga experiência internacional, cujo currículo inclui atuações em algumas das mais importantes óperas, da Carmina Burana de Carl Orff à Missa Solemnis de Beethoven, passando por La Bohème, O Barbeiro de Sevilha ou As Bodas de Fígaro.
Criada em 2007, fruto de um projeto pioneiro da Câmara Municipal de Matosinhos, o QCM é considerado “um caso singular de excelência no panorama musical português”. Os concertos que executa têm permitido a divulgação do património musical português e internacional dentro e fora de portas, assumindo-se como um paradigma da aposta da autarquia numa programação cultural regular e de grande qualidade. Testemunho disso é a distinção alcançada pelo quarteto no programa Rising Stars 2014/2015, atribuída pela European Concert Hall Organisation (ECHO) e que lhe valeu um lugar de destaque no panorama musical europeu e o direito de atuar nas melhores salas de espetáculo da Europa, numa digressão que se prolongará até ao final do próximo ano.