Volta a atuar em Matosinhos na semana em que a autarquia lhe presta tributo.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos volta a atuar amanhã, quarta-feira, 22 de abril, pelas 21h30, no Cine-Teatro Constantino Nery, na semana em que a Câmara Municipal de Matosinhos reconhecerá a dimensão cultural do agrupamento com a atribuição da Medalha de Mérito Dourada durante as cerimónias oficiais de comemoração do 25 de Abril. Neste concerto, o QCM apresentará “Quarteto de Cordas em Sib Maior, op.18 nº6”, de Ludwig van Beethoven, “Rondo for string quartet”, de Anton Webern, e “Quarteto de Cordas em Mib Maior, op. 12, nº1”, de Felix Mendelssohn.
O quarteto formado for Vítor Vieira (violino), Juan Carlos Maggiorani (violino), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) foi fundado em 2007 pela Câmara Municipal de Matosinhos e tem efetuado temporadas regulares de música erudita em torno de grandes compositores internacionais e do património musical português, tendo merecido o elogio generalizado da crítica especializada. Foi distinguido em 2014 com o Prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos. Este conceituado galardão permitiu ao agrupamento realizar uma digressão pelos mais importantes palcos europeus, constituindo-se como uma notável embaixada cultural de Matosinhos nas principais cidades do continente.
Na cerimónia do próximo sábado, a Câmara Municipal de Matosinhos distinguirá ainda os escritores Ana Luísa Amaral e João Luís Barreto Guimarães, Rui Reininho e a banda Expensive Soul, o pianista Vasco Dantas Rocha, a manequim Sara Sampaio, o investigador Tiago Fleming Outeiro, o campeão de matemática Francisco Tuna Andrade, o ex-reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, o pintor José Emídio e o Centro Empresarial Lionesa.
O QCM voltará a atuar em Matosinhos já no próximo dia 10 de maio, num concerto na Galeria Municipal integrado no programa do festival Literatura em Viagem, e, no dia 17, na Casa da Música do Porto.