Estreia hoje o 3º Quarteto de cordas, de António Pinho Vargas, num concerto integrado no Festival de Música do Estoril.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos estreia hoje o 3.º Quarteto de cordas, de António Pinho Vargas, num concerto no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, integrado no Festival de Música do Estoril. Esta formação matosinhense vai tocar a integral da obra para quarteto de cordas do compositor português, e ainda o Quarteto n.º 8 de Dmitri Chostakovitch.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos foi fundado em 2007 através de um concurso público promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos e é constituído por Vitor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo).
Actualmente o Quarteto desenvolve uma temporada regular de concertos em Matosinhos, onde apresenta uma série de projectos inéditos no país: além de integrais dos quartetos de Haydn, Mozart, Beethoven, Mendelssohn e Schumann, assume especial importância na promoção e divulgação do património musical português e estreia de obras de compositores portugueses. O Quarteto tocou e estreou já obras de Carlos Azevedo, Fernando Lapa, Vasco Mendonça, Miguel Azguime, Nuno Corte-Real, Eurico Carrapatoso, Clotilde Rosa, Christopher Bochmann, António Chagas Rosa, Álvaro Salazar, Luís Tinoco, João Pedro Oliveira, Carlos Guedes, Alexandre Delgado, Eduardo Patriarca, Telmo Marques e António Pinho Vargas, bem como Luiz de Freitas Branco, Frederico de Freitas, Armando José Fernandes e Luís Costa.
Através deste Quarteto, resultante da iniciativa desta Autarquia, a Câmara Municipal de Matosinhos mantém o papel de vanguarda que unanimemente lhe vem sendo reconhecido na promoção, criação e divulgação da música clássica no nosso país.