Música Clássica na Capela da Boa Nova
No âmbito do programa de descentralização cultural da autarquia, e depois de ter passado durante o ano 2017 por algumas igrejas e outros espaços públicos de Matosinhos, o Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) continua a sua digressão pelo concelho.
A Capela da Boa Nova, em Leça da Palmeira, foi no final da tarde de sábado, 22 de setembro, palco de mais um concerto desta formação musical, que pelo terceiro ano consecutivo, leva a vários locais do concelho, nomeadamente a capelas e igrejas, a melhor música de alguns dos maiores génios de sempre.
E foi sobre os rochedos da Boa Nova, à vista da casa de chá que Álvaro Siza ali imaginou, que o Quarteto de Cordas de Matosinhos, prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concerto em 2014, atuou na recém-recuperada Capela da Boa Nova, fazendo ecoar os sons de Óscar da Silva e Franz Schubert.
A Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, marcou presença em mais um momento musical inserido na programação da música clássica para este ano de 2018, promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos.
O programa do concerto abriu com “Ella… Fantasia para quarteto de cordas”, a peça que Óscar da Silva, falecido precisamente em Leça da Palmeira, apresentou pela primeira vez em Buenos Aires, na Argentina, a 17 de maio de 1926, num concerto promovido pela Asociación Wagneriana de Buenos Aires.
A segunda parte do recital trouxe o “Quarteto de cordas nº15, em Sol maior, op. post. 161, D.887”, que Franz Schubert compôs cem anos antes, em 1826, numa altura em que se encontrava doente e sem recursos. Derradeiro quarteto de cordas produzido pelo génio austríaco, a peça apenas foi apresentada após a morte de Schubert. Trata-se de uma obra musicalmente densa e poderosa, que explora as relações e os conflitos harmónicos resultantes da oposição e justaposição dos modos maior e menor, a expansão rítmica das funcionalidades tonais, as interrupções musicais bruscas e o fluir bucólico e emocional dos desenhos rítmicos e melódicos empregues.
Composto por Vítor Vieira (1.º violino), Juan Carlos Maggiorani (2.º violino), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo), o Quarteto de Cordas de Matosinhos é presença regular na programação das principais salas de espetáculos de Portugal e da Europa.
Criado em 2007 por iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, o agrupamento desenvolve um importante trabalho de preservação da herança musical portuguesa e europeia, realizando também, nos últimos anos, concertos regulares em igrejas e capelas do concelho, assumindo-se como um instrumento fundamental do objetivo de democratizar a fruição cultural em Matosinhos.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
