O Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, recebeu hoje mais um concerto de música clássica pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos.
Integrado na Temporada de Música Clássica de 2023 o recital, de entrada livre, insere-se em mais uma edição da “Música em Matosinhos”, uma iniciativa que tem conquistado um papel fundamental na aposta da Câmara de Matosinhos na democratização do acesso à cultura através da promoção e dinamização regular de concertos com o Quarteto de Cordas de Matosinhos, ou com pianistas de nome e renome nacional e internacional.
Em palco estiveram Vítor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) para interpretar Joseph Haydn, Quarteto de cordas op.20, nº1, em Mib Maior (1772) – ca 26’ e ainda do mesmo autor o Quarteto de cordas op.17, nº1, em Mi Maior (1771) – ca 29’. O concerto contou ainda com a execução da obra de Eurico Carrapatoso (1962), L´ homme desarmé - quarteto de bolso (2012) – ca 11’.
Criado pela Câmara Municipal de Matosinhos em 2007, o Quarteto de Cordas de Matosinhos é uma formação musical que tem vindo a desenvolver um importante trabalho de preservação da herança musical portuguesa, interpretando obras menos conhecidas e abraçando novas obras de compositores contemporâneos.
Próximo concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos – 27 de agosto, pelas 18h30, no MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos.