No âmbito da Temporada de Música Clássica 2022, decorreu hoje, pelas 17h00, mais um concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos com entrada livre, desta vez, no Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.
Do reportório apresentado, fizeram parte as obras de Quarteto de cordas em Mi bemol Maior (1888), de Vianna da Motta (1868-1948), Allegretto molto expressivo, Scherzo e trio, Adagio molto e Allegretto grazioso; e as obras para Quarteto de cordas em Mi menor, op.121 (1923/24), de Gabriel Fauré (1845-1924), Allegro Moderato, Andante e Finale: Allegro.
Criado pela Câmara Municipal de Matosinhos em 2007, o quarteto é composto por: Vitor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo).
Licenciados da Academia Nacional Superior de Orquestra, todos os elementos obtiveram o 1º lugar no mais prestigiando concurso de música nacional – Prémio Jovens Músicos RDP.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos é atualmente considerado uma das melhores formações nacionais de música erudita, tendo conquistado em 2014 o Prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos.
Desde a sua criação, o Quarteto de Cordas de Matosinhos assumiu um forte compromisso com o reportório português, interpretando obras menos conhecidas e abraçando novas obras de compositores contemporâneos. Nos seus mais de 100 concertos, estreou obras de Carlos Azevedo, Carlos Guedes, Fernando Lapa, Vasco Mendonça, Miguel Azguime, Eurico Carrapatoso, António Chagas Rosa, Álvaro Salazar, Nuno Corte-Real, Eduardo Patriarca, Paulo Ferreira-Lopes, Telmo Marques, Sérgio Azevedo e António Pinho Vargas.