
Música clássica encheu Igreja de Leça da Palmeira
O Quarteto de Cordas de Matosinhos continua a sua digressão pelas igrejas paroquiais do Concelho. O último espetáculo teve lugar no passado sábado e encheu a Igreja Paroquial de Leça da Palmeira.
A formação musical apresentou no seu alinhamento o “Quarteto de Cordas op.133, em Si bemol maior, Grosse Fuge” (1825-1826), de Ludwig von Beethoven, e o “Quarteto de cordas nº14, em Ré menor, D.810” (1824-1826), de Franz Schubert.
Criado pela Câmara Municipal de Matosinhos em 2007, o quarteto é composto por Vítor Vieira, Juan Maggiorani, Jorge Alves e Marco Pereira. É atualmente considerado uma das melhores formações nacionais de música erudita, tendo conquistado em 2014 o Prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos.
O Quarteto de Cordas é presença constante na maioria dos festivais e salas de concerto, como os "Dias da Música" no Centro Cultural de Belém, os Festivais de Espinho e Póvoa de Varzim, Casa da Música, e também no Auditório Nacional de Música de Madrid e do Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela. A formação colabora também com alguns dos mais destacados músicos portugueses, tais como Pedro Burmester, António Rosado, Miguel Borges Coelho, António Saiote, Paulo Gaio Lima e Pedro Carneiro.
Desde a sua criação, o Quarteto de Cordas de Matosinhos assumiu um forte compromisso com o repertório português, interpretando obras menos conhecidas e abraçando novas obras de compositores contemporâneos. Nos seus mais de 100 concertos, estreou obras de Carlos Azevedo, Carlos Guedes, Fernando Lapa, Vasco Mendonça, Miguel Azguime, Eurico Carrapatoso, António Chagas Rosa, Álvaro Salazar, Nuno Corte-Real, Eduardo Patriarca, Paulo Ferreira-Lopes, Telmo Marques, Sérgio Azevedo e António Pinho Vargas.
A próxima atuação está agendada para o próximo sábado, dia 1 de abril, na Igreja Paroquial do Padrão da Légua, a partir das 16h30. A entrada é livre.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos interpretará no concerto o “Quarteto de cordas em Ré maior, nº2”, de Alexander Borodin, e o “Quarteto de cordas op.27, em Sol menor”, Edvard Grieg.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
