Concerto de comemoração do nascimento de Guilherme Pinto levou acordes de Schubert à Igreja do Bom Jesus de Matosinhos
A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos recebeu ontem à noite, dia 21 de abril, mais um concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos. Este foi, contudo, particularmente especial porque assinalou a data em que o ex-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, completaria 59 anos de idade.
A atuação do quarteto teve início pelas 21h30 e foi integralmente composta pelo “Octeto em Fá maior, D. 803”, que Schubert compôs em 1824, por encomenda do conde Fernidand Troyer, um nobre e clarinetista amador austríaco. Considerado uma obra incontornável do panorama da música de câmara europeia, o octeto foi interpretado pela formação habitual do Quarteto de Cordas de Matosinhos, à qual se juntaram o contrabaixo de António Augusto Aguiar, o clarinete de Nuno Pinto, a trompa de Nuno Vaz e o fagote de Pedro Silva.
O recital, de entrada livre, tendo contado com a presença da Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, e do Pároco de Matosinhos, Manuel Mendes, homenageou o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos falecido em janeiro do ano passado, grande impulsionador da criação do Quarteto de Cordas de Matosinhos. Fundado em 2007, o agrupamento composto por Vítor Vieira, Juan Maggiorani, Jorge Alves e Marco Pereira assumiu-se como uma referência da música erudita nacional, tendo conquistado, em 2014, do Prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
