Formação musical atua esta noite no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
O Quarteto de Cordas de Matosinhos abre esta noite o ciclo de atuações dos vencedores do programa Rising Stars da temporada 2014/2015.
Atribuída desde 1995 pela European Concert Hall Organisation (ECHO), da qual fazem parte a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Música, a distinção visa dar a conhecer novos talentos na área da música erudita.
A distinção valeu ao Quarteto de Cordas de Matosinhos um lugar de destaque no panorama musical europeu e o direito de atuar nas melhores salas de espetáculo da Europa.
Formado em 2007, fruto de um projeto pioneiro da Câmara Municipal de Matosinhos, o Quarteto de Cordas de Matosinhos é considerado “um caso singular de excelência no panorama musical português”.
O quarteto, constituído por Vitor Vieira (violino I), Juan Carlos Maggiorani (violino II), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) - todos licenciados pela Academia Nacional Superior de Orquestra -, tem efetuado temporadas regulares de música erudita em torno de grandes compositores internacionais e do património musical português, merecendo o elogio generalizado da crítica especializada. Felix Mendelssohn-Bartholdy Quarteto para Cordas nº 2, em Lá menor, op. 13, Vianna da Motta Cenas nas Montanhas e Dmitri Chostakovitch Quarteto p/ cordas Nº 8, em dó menor, Op. 110 são as obras que serão interpretadas no concerto desta noite na Fundação Calouste Gulbenkian.