Haydn e Borodin na Igreja de Leça da Palmeira no dia 22 de outubro
Quando, no outono de 1781, compunha os chamados quartetos de cordas russos, Joseph Haydn escreveu à editora vienense que os encomendara e anunciou peças de “um género novo e totalmente especial”. Quase duzentos e trinta e cinco anos depois da estreia, perante o grande duque da Rússia, no dia de Natal, o “Quarteto de Cordas em Si Menor, op.33 nº1” vai poder escutar-se na igreja de Leça da Palmeira, no próximo sábado, 22 de outubro, pelas 17h30, em mais um concerto da digressão do Quarteto de Cordas de Matosinhos pelas paróquias do concelho.
No primeiro concerto após a apresentação do CD “Quarteto de Cordas de Matosinhos” na Casa da Música do Porto, o agrupamento formado por Vítor Vieira (violino), Juan Carlos Maggiorani (violino), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) retoma o programa Música em Matosinhos e a digressão pelas igrejas paroquiais do concelho, integrada no calendário da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016. A entrada no concerto é livre.
Para além do “0p.33 nº1” de Haydn, o programa do concerto de Leça da Palmeira conta também com o “Quarteto de cordas em Ré maior, nº2”, de Alexander Borodin. Composto cem anos depois da peça de Haydn, durante uma estada do compositor na propriedade de um amigo em Zhitovo, o “Quarteto de cordas em Ré maior, nº2” foi dedicado por Borodin à esposa, Ekaterina Protopova, evocando, segundo alguns estudiosos, o primeiro encontro do casal, em Heidelberg, ocorrido vinte anos antes. O terceiro andamento deste tema haveria, de resto, por dar origem à canção “And This Is My Beloved”, parte da banda sonora do musical “Kismet”, estreado na Broadway em 1953.
A digressão do Quarteto de Cordas de Matosinhos pelas igrejas do concelho tem como objetivo democratizar a música erudita, dando sequência ao trabalho de proximidade que o agrupamento vem realizando ao longo dos anos junto da população, bem como à aposta da Câmara Municipal de Matosinhos na formação e criação de públicos. A iniciativa tem registado uma forte adesão.
Criado pela autarquia em 2007, o Quarteto de Cordas de Matosinhos é atualmente considerado uma das melhores formações nacionais de música erudita, tendo conquistado em 2014 o Prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
