Com uma sala principal repleta, no Cine-Teatro Constantino Nery ouviram-se, na noite de sábado, dia 9 de Abril, acordes de Chopin e Schumann.
Com uma sala principal repleta, no Cine-Teatro Constantino Nery ouviram-se, na noite de sábado, dia 9 de Abril, acordes de Chopin e Schumann. Assinalando o centenário do nascimento de dois dos mais conhecidos compositores de sempre, o Quarteto com Piano de Moscovo tocou pela primeira vez em Matosinhos, interpretando duas das mais importantes obras de música de câmara desses representantes por excelência do romantismo: o Trio com Piano com que Chopin revelou aos 19 anos a força e a matriz inconfundivelmente polaca da sua personalidade musical, e o Quarteto com Piano com que Schumann exprimiu o seu amor por Clara e provou ser um digno herdeiro de Beethoven.
O Quarteto de Piano de Moscovo foi criado em 1989 por iniciativa de Alexei Eremine e Guenrikh Elessine. O seu primeiro concerto realizou-se a 25 de Janeiro de 1990 na Casa-Museu Lermolova, em Moscovo. Na mesma cidade, actuou no Festival «Dekabravski Vetcherá» («Noites de Dezembro»), dirigido por Sviatoslav Richter. É de salientar a influência de Valentin Berlinski (violoncelista do Quarteto Borodine), sobretudo no que se refere à afinação cuidada, à riqueza de sonoridades e ao conhecimento profundo das obras tocadas.
Com actuações por toda a Europa e no Japão, o Quarteto com Piano de Moscovo tem vindo a realizar o seu principal objectivo: divulgar todas as obras escritas para violino, violeta, violoncelo e piano, desde o período clássico até aos nossos dias, incluindo as menos conhecidas.