Candidatura a fundos comunitários inclui também mobiliário e equipamento informático.
Há mais de 30 anos instalado no Palacete da Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, o Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) serve as populações de Matosinhos, Maia, Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Contudo, a precariedade das instalações do edifício, já antigo, dificulta o trabalho desta força de segurança, tornando, como tal, urgentes obras de reabilitação e ampliação.
A Câmara Municipal de Matosinhos (CMM), proprietária do palacete, apresentou, por diversas vezes, soluções ao Ministério da Administração Interna (MAI), nomeadamente a construção de um novo quartel em Perafita. Todavia, a concretização do projeto foi sendo sucessivamente adiada pelos vários governos.
O Presidente da CMM, Dr. Guilherme Pinto, e a Vereadora da Proteção Civil, Dr.ª Joana Felício, estiveram hoje, dia 3 de Abril, reunidos com responsáveis do MAI, e chegaram a acordo quanto a uma solução.
Face aos problemas que o edifício apresenta, a Autarquia decidiu candidatar a sua reabilitação, superior a 300 mil euros, ao QREN- Quadro de Referência Estratégico Nacional.
A comparticipação dos fundos comunitários cobre cerca de 85%. O restante será suportado pelo MAI (10%) e pela CMM (5%- valor que corresponde ao edifício já cedido). Além das obras de reabilitação, a candidatura ao QREN inclui a instalação de novo mobiliário e de equipamentos de informática. O concurso público para a obra de reabilitação será anunciado em breve.