Qualificar Matosinhos-Norte com sustentabilidade.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, apresentou esta manhã quatro importantes projectos integrados de desenvolvimento comercial do concelho, destacando-se o Plano Director Municipal para o Comércio, a revitalização das Ruas Brito Capelo e Heróis de França e a requalificação do Mercado Municipal.
Ao abrigo de um protocolo com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a Câmara Municipal está a elaborar uma carta de ordenamento comercial para o concelho de Matosinhos, uma espécie de Plano Director Municipal (PDM) para o comércio, sob a coordenação do Prof. José Rio Fernandes do Departamento de Geografia do referido estabelecimento de ensino superior.
Alguns dos resultados deste trabalho em curso, foram apresentados hoje de manhã, em conferência de imprensa na qual estiveram presentes o Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, o Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, a Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Prof. Dra. Maria Inês Amorim, assim como o Prof. Rio Fernandes.
Após um primeiro levantamento de necessidades, a Câmara Municipal decidiu avançar com o estudo de dois projectos de desenvolvimento integrado: um na Rua Brito Capelo e outro na Rua Heróis de França. Os respectivos protocolos, entre a Faculdade de Letras e a Autarquia, foram assinados hoje.
Na Rua Brito Capelo,
os principais objectivos são a realização de um estudo prévio para o espaço público, bem como o aprofundamento de um diagnóstico urbanístico e comercial, no sentido de desenvolver uma proposta final que vise a reabilitação e a revitalização desta zona, apelando ao envolvimento das instituições e os agentes locais. Pretende-se, assim, melhorar aspectos paisagísticos, a mobilidade, os arruamentos, as infra-estruturas urbanísticas, a acústica e o ambiente urbano.Na Rua Heróis de França será necessário assegurar uma melhor articulação entre o espaço público e a actividade económica, no sentido de contribuir para uma significativa melhoria dos níveis de atracção com reforço da competitividade económica dos estabelecimentos e do conforto do espaço público.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, anunciou ainda, hoje de manhã, um investimento na ordem dos 1,2 milhões de euros nas obras de requalificação do mercado municipal, um edifício emblemático do concelho que está prestes a transformar-se em património nacional, estando o processo, neste momento, em análise no Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). O concurso público para a obra será lançado na segunda-feira e o prazo de execução previsto é de 10 meses.
O Vice-Presidente da autarquia, Dr. Nuno Oliveira explicou que esta é uma obra muito importante para Matosinhos e que o projecto contempla a reabilitação da envolvente exterior (vertical e horizontal), bem como das zonas interiores mais degradadas.
Aliás, para elaborar este projecto, a Autarquia procurou ir ao encontro das pessoas, do que queriam para o local os comerciantes e os próprios utentes do mercado: nesse sentido, vão ser colocados três corta-ventos em diferentes entradas do mercado para minimizar o problema do frio no Inverno e vão ser instalados dois elevadores, um para transportes de pessoas e outro para cargas. A Câmara pretende, ainda, reconstruir as montras dos estabelecimentos comerciais com acesso à rua, procurando reforçar a segurança contra o risco de intrusão.
Carta de Ordenamento Comercial do Concelho de Matosinhos
175 KB
Mercado Municipal de Matosinhos PROJECTO DE REQUALIFICAÇÃO - FASE I
1088 KB