Agendado para amanhã, dia 14 de Outubro, pelas 21 horas, o leilão de mobiliário e pintura contemporânea da Galeria matosinhense P55 reúne várias obras de Júlio Pomar, com destaque para um óleo sobre aglomerado de madeira do pintor modernista português que irá à praça por 70.000 euros, sendo expectável que seja vendido por um valor muito acima da base.
Assinado e datado 1987, compõe um espólio repleto de grandes nomes da pintura contemporânea como o de André Lanskoy, Nadir Afonso, Almada Negreiros, Peter Klasen, Sonia Delaunay, Pablo Picasso, Rogério Ribeiro ou Erró. À pintura, juntam-se também peças de mobiliário de grandes designers dinamarqueses como é o caso da famosa Cadeira Safari de Kaare Klint.
A galeria de Matosinhos considera que, com este leilão, está estabelecida uma nova meta na medida em que é esperado que represente uma angariação de um público mais jovem que tradicionalmente não vê nas lojas de arte uma opção para a escolha de peças de decoração das suas casas.
“Desta vez queremos levar um público mais jovem aos nossos leilões e mostrar a um novo segmento de mercado que também existe um lugar para eles no mundo dos leilões e que também é possível comprar mobiliário moderno de autor e de grandes marcas a preços muito competitivos”, explica a administração da P55, uma empresa localizada na Rua Brito Capelo, em Matosinhos, e que é um dos mais recentes exemplos do dinamismo do tecido empresarial do concelho.