18.06.12
Abertura de loja e inauguração de exposição no Mercado de Matosinhos.
A inauguração de uma exposição de finalistas da ESAD no local onde vai nascer a incubadora de empresas criativas, no interior do Mercado de Matosinhos, e a abertura de uma loja Le Coq Sportif, no exterior, foram dois passos seguros na estratégia de desenvolvimento que a Autarquia desenhou para a quadra marítima e que continua a dar frutos.
Sábado, dia 16 de Junho, foi, por isso, um dia de grande animação na zona envolvente ao Mercado de Matosinhos. O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, o Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, e o Vereador Fernando Rocha marcaram presença nestas inaugurações.
É objectivo da Câmara Municipal associar Matosinhos ao design e às indústrias criativas, sendo esta projeção à escala mundial. Através do estabelecimento de parcerias estratégicas com universidades e com empresas privadas, do futuro Espaço Quadra, da galeria Quadra, da incubadora de Empresas, da captação de negócios exclusivos e inovadores criar-se-ão todas as condições para a delimitação de um design district.
Na loja agora inaugurada podem encontrar-se produtos Le Coq Sportif Exclusive Select, criados por artistas ligados ao Urban Style, Design de Moda e Arte. Afastando-se do conceito de mega store, esta nova loja será a primeira com produtos exclusivos da Le Coq Sportif em Portugal. A marca, estreitamente ligada ao design e ao ciclismo urbano, visa captar um público-alvo específico e continuar a estratégia de dinamização desta zona, estando previsto o estabelecimento de sinergias diretas com lojas já em funcionamento.
Para a Autarquia, a longa história do mercado de Matosinhos constituí uma marca cultural, de identidade dos matosinhenses, corrente de ligação ao mar, rosto de Matosinhos e por isso apostou na sua requalificação, levando a cabo um projeto de cerca de 1 milhão de euros.
Com um visual atual e atraente, importava humanizar e sofisticar os serviços e espaços Por isso, o mercado tem, desde 2011, um novo layout da sinalética, identificando todos os vendedores, tornando o processo de venda cada vez mais próximo do cliente, criando um novo store concept.
O alinhamento dos vendedores, dividindo o espaço por setores de produtos ou serviços, tornou a circulação dos clientes fácil e cada vez mais intuitiva. O mercado pretende ser uma opção dos cidadãos de todas as idades. A aposta é dar-lhe condições de concorrer com outros locais de venda, aproximando-o dos ritmos, interesses, quotidianos da vida moderna e saudável de cada pessoa. Desafiar cada vez mais novos estilos de vida, por isso as mudanças passarão também pelos horários de atendimento ao público, concorrendo diretamente com as grandes superfícies.
As Artes e o Design e, de um modo geral, as indústrias criativas, assumem-se hoje como núcleos integradores de tecnologia e valores, inovação conceptual e estratégia comercial, soluções locais e perspetivas globais. A aposta na criatividade, como eixo diferenciador e potencializador de recursos, é decisiva para as políticas de cidade A opção de valorizar recursos pré-existentes em Matosinhos e de criar na Quadra Marítima uma identidade diferenciada exige coordenação, planificação e estratégia.
Com este objectivo, a Câmara Municipal de Matosinhos, a Escola Superior de Arte e Design (ESAD) e promotores privados de referência uniram-se na criação da Associação Quadra, com algum trabalho já concretizado e outros em estruturação futura.
A criação da Galeria Quadra está integrada numa loja da autoria do arquiteto Siza Vieira no mercado de Matosinhos. É expressão da convergência de interesses da ESAD e da Câmara Municipal de Matosinhos, tentando unir designers de toda a Península Ibérica num local de características ímpares.
A Galeria Quadra é a única no país com exposições em permanência dedicada ao design. É hoje já palco de exposições de expressão mundial nomeadamente como a do ilustrador espanhol Isidro Ferrer, do designer americano David Carson, da estilista portuguesa Maria Gambina.
Porque esta estratégia é concertada, o apoio a projetos, empresas e empresários constitui-se como elemento fundamental no desenvolvimento sustentável da quadra marítima. A incubadora Quadr,a também gerida pela Autarquia e ESAD, conjuga a conceção, gestão e produção de projetos, formação e programação. Esta estrutura irá acolher ideias de ex-alunos da ESAD, designers e artistas de renome no mercado, bem como empresas e projetos de áreas do design, arquitetura e multimédia. O grande objetivo é o de criação de sinergias entre designers, artistas e profissionais em início de carreira. A incubadora tem já assegurada a instalação de estilistas como Maria Gambina, João Faria, bem como de gabinetes como o Arquitetos Anónimos.
Conteúdo atualizado em18 de junho de 2012às 14:16
