Em breve a antiga garagem da Câmara Municipal de Matosinhos estará pronta para acolher as futuras instalações da Quadra - Galeria de Design.
Para já, e ao longo dos próximos três meses, estão a decorrer as obras de construção de uma nova entrada, junto à fachada norte do Edifício dos Paços do Concelho.
O espaço, frequentemente utilizado como galeria de exposições, terá um acesso muito mais amplo. A intervenção, no valor de 145 mil euros, envolve a construção de uma escadaria de granito, permitindo o acesso à Quadra - Galeria de Design pelo Jardim Basílio Teles.
Está ainda prevista posteriormente a instalação de uma escultura de grandes dimensões e a colocação de iluminação que direcione o público para a galeria. O arranjo e desenho do interior serão da responsabilidade da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD).
O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, acompanhou, hoje, dia 14 de abril, as obras no terreno numa visita que contou com a presença do Vereador da Educação, António Correia Pinto, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, da Vereadora do Ambiente, Joana Felício, da Vereadora da Ação Social, Lurdes Queiros, da Administradora da Matosinhos Habit, Olga Maia, e do presidente da União de Freguesias de Matosinhos - Leça da Palmeira, Pedro Sousa.
Esta intervenção está integrada na estratégia definida pela autarquia de transformar Matosinhos numa referência nacional na área do design.
No ano passado, foi já inaugurada no mercado municipal a Quadra - Incubadora de Design, estando a decorrer as obras de construção da Quadra - Investigação no antigo edifício da Caixa Geral de Depósitos da Rua de Brito Capelo. No âmbito deste projeto em parceria com a ESAD, está ainda patente a exposição “Siza Design – A recuperação do sentido do tempo”, na Galeria Municipal, momento alto da programação do Ano do Design Português. A 8 de Maio será inaugurada, no Museu da Quinta de Santiago, e exposição “Colofón, Uma história ilustrada do design português”.
A Câmara de Matosinhos assumiu já a intenção de se candidatar à inclusão na Rede de Cidades Criativas na UNESCO, uma estrutura criada em 2004 com o objetivo de desenvolver a cooperação internacional entre urbes que identificaram a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento sustentável.