A praia de Aterro foi invadida pelas pranchas de paddle surf e os seus atletas no “Aterro Sup Wave”, uma iniciativa que decorreu durante todo o dia de sábado, 4 de outubro.
Esta prova de ondas está incluída no campeonato nacional de Sup e permite aos atletas a demonstração da sua habilidade em surfar as ondas em pranchas muito semelhantes às de surf, apenas com mais volume e auxiliadas por um remo.
A realização desta prova esteve limitada à participação de 32 atletas, na sua maioria portugueses e espanhóis, que se se encontraram no L’Kodac, que serviu como estrutura de apoio ao evento, para mostrar a sua perícia.
A prova teve o seu seguimento no dia 5 de outubro nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, na “Douro Sup Race”, uma maratona com 11 km, sendo o percurso feito pelas margens de V. N. de Gaia e Porto.
Em paralelo decorreu também uma prova de passeio, com um percurso menor de 8 km, em que puderam participar todos os amadores e simpatizantes da modalidade.
De referir que esta edição do evento contou com uma inovação - o prémio para a melhor equipa - oferecido pela ANSUPP (Academia Nacional de SUP Portuguesa) à equipa que trouxe maior número de atletas e que conseguiu as melhores classificações tanto na prova de competição como na de passeio, uma forma encontrada por esta entidade para incentivar e atrair um maior número de atletas para a prática do Sup.