A Câmara Municipal e a Fundação de Serralves assinaram dia 11 de Novembro, em Serralves, um protocolo que visa a oferta de publicações à Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
A Câmara Municipal de Matosinhos e a Fundação de Serralves assinaram, na passada quinta-feira, dia 11 de Novembro, em Serralves, um protocolo que visa a oferta de publicações à Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
A Biblioteca da Fundação de Serralves é uma biblioteca especializada que tem vindo a coligir fundos bibliográficos próprios, que se encontram à disposição de investigadores, estudantes e do público interessado e cujas temáticas abrangem a Arte Contemporânea, a Arquitectura, Ambiente e Paisagismo, para além de toda a documentação relativa ao património e actividades da Fundação.
Refira-se que a Câmara Municipal de Matosinhos adquiriu o Estatuto de Fundador de Serralves, tendo-se estabelecido uma associação duradoura entre o Município e a Fundação, com vista a proporcionar às populações uma oportunidade de ampliar os seus hábitos culturais e um contacto mais próximo com as manifestações artísticas e os criadores portugueses e estrangeiros de maior relevância, de acordo com critérios de qualidade e rigor.
Enquanto membro fundador de Serralves, a Câmara Municipal de Matosinhos pretende desenvolver um conjunto de iniciativas que promovam a cultura contemporânea e a sensibilização ambiental na área das suas atribuições institucionais, bem como beneficiar das competências especializadas da Fundação de Serralves, nomeadamente na área das Bibliotecas Municipais.
Com este protocolo, assinado pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e pelo Presidente da Fundação, Eng. Luis Braga da Cruz, Serralves compromete-se a oferecer regularmente à Biblioteca Municipal Florbela Espanca as publicações por si editadas, nomeadamente relativas às exposições que o Museu de Arte Contemporânea anualmente promove, passando assim os leitores da Biblioteca a aceder a um conjunto de publicações de referência.
Com a concretização deste protocolo, a Fundação procedeu à entrega imediata ao Município de Matosinhos de um primeiro conjunto de edições que se reportam ao período compreendido entre 1990 – 2010.