São detetados dois a três novos casos por semana em Matosinhos.
Desde o início do ano, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Matosinhos já eliminou 45 ninhos de vespa velutina, a chamada “vespa asiática”, número que confirma o forte incremento da presença desta espécie invasora no concelho. De acordo com os responsáveis daquele serviço, são detetados dois a três novos casos por semana, os quais têm tido uma resposta pronta por parte das equipas constituídas por elementos do Horto Municipal e da Proteção Civil. Só na última semana foram eliminados 13 ninhos.
Os ninhos exterminados encontravam-se disseminados por todo o concelho, tendo a maior parte das intervenções ocorrido em árvores localizadas em espaços privados e também em habitações, anexos e garagens. O serviço é totalmente gratuito para os munícipes.
Sempre que sejam detetados ninhos desta espécie, o alerta pode ser encaminhado por telefone ou por e-mail para Serviço Municipal de Proteção Civil (808 208 545/229 398 560 e mail@cm-matosinhos.pt), ou ainda pela plataforma SOS Vespa (http://www.sosvespa.pt), gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas. Após confirmação e identificação da espécie, o extermínio é realizado durante a noite, de modo a garantir que as vespas se encontram no ninho.
Refira-se que existem em cada ninho cerca de dois mil espécimes, cuja picada não é mais grave do que a das variedades autóctones. Já se registaram, todavia, ataques fatais, resultantes do desenvolvimento de alergias que podem causar a morte por asfixia.