Um derrame de combustível com duas vítimas, uma com queimaduras e outra com o fémur fraturado, seguido de um acidente de viação entre um autocarro e dois veículos ligeiros e do qual resultam 14 vítimas e 2 pessoas encarceradas, terminando com um incêndio rural em terreno abandonado.
É este o cenário previsto do simulacro que irá decorrer amanhã, 1 de março, na zona de envolvente do Norte Shopping, integrado na VI da Feira da Proteção Civil.
Presente estará o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto.
O objetivo desta iniciativa é testar os procedimentos de atuação, socorro e resgate das forças de proteção e segurança e que irá contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto.
Neste exercício estarão envolvidos, aproximadamente, 130 efetivos, entre Serviço Municipal de Proteção Civil de Matosinhos, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Polícia de Segurança Pública, Corpos de Bombeiros do Concelho (Pedrouços, Moreira-Maia) e dos Bombeiros Voluntários Portuenses, INEM e Cruz Vermelha Portuguesa.
Incêndios, Prevenção Rodoviária, Segurança, Matérias Perigosas e Saúde são as temáticas em destaque na VI Feira da Proteção Civil de Matosinhos, que termina domingo, e que pretende sensibilizar a população em geral para o trabalho desenvolvido pela Proteção Civil, com vista à sensibilização para a segurança e proteção dos cidadãos.
Para o Dr. Guilherme Pinto, “esta iniciativa assume um papel fundamental ao colocar a comunidade escolar e a população em geral em contacto com as várias instituições que desempenham um papel importante na proteção e segurança dos cidadãos. Por outro lado, assume também função pedagógica, ajudando todos a perceber o que fazer numa altura de perigo como estas que aqui irão ser retratadas”.