Em competição na Praia de Leça da Palmeira vão estar os melhores surfistas nacionais até 20 anos
O Projunior Porto&Matosinhos, etapa inaugural do Junior Tour, realiza-se nos próximos dias 30 de abril e 1 de maio, reunindo os melhores surfistas nacionais de até 20 anos no mais importante título da modalidade em fase anterior à carreira sénior. Este é um regresso desta competição após 7 anos de interregno acompanhando o critério de idades definido pela World Surf League que, em 2022, voltou a ser de sub-20 (ao invés de sub-18 como nas recentes edições anteriores).
Em prova vão estar nomes já consolidados na Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf nacional, como é o caso de Joaquim Chaves (18 anos) que no ano passado terminou no 6.º posto do ranking da Liga MEO Surf e ocupa atualmente o top 5 do ranking europeu júnior, o qual vai ser um dos cabeças de cartaz desta primeira etapa.
O Projunior Porto&Matosinhos vai contar com a coorganização da Onda Pura com Associação Nacional de Surfistas e faz parte da lista de eventos que integram o Porto&Matosinhos Wave Series 2022.
A ação do Projunior Porto & Matosinhos poderá ser acompanhada através de sistema de live scores em ansurfistas.com. O Junior Tour conta com uma história rica no surf nacional e que no passado coroou alguns dos grandes nomes do surf nacional do presente, como são os casos de Frederico Morais, atual representante de Portugal no Circuito Mundial da World Surf League, Vasco Ribeiro, Teresa Bonvalot ou Carolina Mendes. A última edição tinha sido disputada em 2015 e os campeões foram Tomás Fernandes e Carolina Mendes.
A primeira etapa do Junior Tour - Projunior Porto&Matosinhos está integrada no Porto&Matosinhos Wave Series 2022, iniciativa organizada pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das câmaras municipais do Porto e Matosinhos, bem como da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, com o apoio técnico da Associação Nacional de Surfistas e da Federação Portuguesa de Surf. O evento conta ainda com os apoios do Turismo do Porto e Norte de Portugal, da Goldenergy, da 58 Surf, da Ramirez, da Vitalis, da Unilabs, do Hospital de Santa Maria – Porto, do Edifício Transparente e do MEO.