Contrato de cedência será assinado hoje na Ordem dos Arquitetos, em Lisboa.
O projeto do novo Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, fará parte do espólio da Casa da Arquitetura e passará a estar exposto na futura sede na Real Vinícola, em Matosinhos- Sul, que se encontra em fase de remodelação.
O projeto do novo Museu Nacional dos Coches é da autoria do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, Prémio Pritzker de 2006, e evoca a relação entre Portugal e Brasil. Além do projeto, a doação inclui desenhos e maquetas do edifício de Belém e do respetivo projeto expositivo, incluindo a primeira maqueta de papel que esteve na origem da encomenda do projeto ao arquiteto brasileiro.
À Casa da Arquitetura caberá a missão de guardar, tratar, divulgar e promover internacionalmente o projeto, disponibilizando a documentação para estudo dos investigadores interessados.
O contrato de cedência será assinado amanhã, na Ordem dos Arquitetos, em Lisboa, pelo arquiteto e pelo presidente da Casa da Arquitetura e da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto.
Após a assinatura do contrato, terá lugar a atribuição ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha do título de Membro Honorário do Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP).