O dia de ontem ficou marcado pela apresentação, no Concelho de Matosinhos, do novo projecto EXPONOR XXI.
A iniciativa contou com a presença do ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, do Presidente da AEP, Ludgero Marques, do Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, bem como demais interessados e personalidades ligadas às várias instituições e ao sector económico.
E foi num ambiente de grande ambição e dinamismo que se procedeu á apresentação do EXPONOR XXI.
A nova Exponor, cinco vezes maior do que a actual, e com novas funcionalidades, custará 300 milhões de euros, estando o financiamento já integralmente assegurado e prevendo-se um prazo de execução de cinco a oito anos.
O novo parque de exposições será constituído por três departamentos centrais: pólo tecnológico com pesquisa na área da saúde e da tecnologia, a Exponor e a zona económica. Deverá criar cerca de 2500 postos de trabalho directos e mais de mil indirectos e o parque de estacionamento com a lotação actual de 1600 carros, passará a ter 4800 lugares.
As instalações existentes neste momento só serão desactivadas quando as obras de ampliação do Europarque, em Santa Maria da Feira, estiverem concluídas, prevendo-se a sua finalização até 2008.
Destaca-se, ainda a criação de uma entrada mais urbana para que a avenida adquira uma visibilidade que hoje não possui, bem como a criação de uma unidade hoteleira e acessibilidades distintas para todas as áreas.
Assumindo-se como uma nova centralidade para o desenvolvimento empresarial do país, este equipamento beneficiará de condições logísticas favoráveis, estando servido por uma boa rede de infra-estruturas rodoviárias (A28, IP4 e IC24). Terá, ainda, uma nova estação do Metro e ficará cercado, a poente, por construções urbanas de qualidade.
Trata-se, sem dúvida, de um novo conceito urbano e uma nova centralidade que vai passar a estar disponível para a população.