O case study da Microsoft sobre o projecto de modernização administrativa da Câmara Municipal de Matosinhos foi publicado no dia 21 de Setembro. Com o principal objectivo de simplificar a vida às pessoas, este projecto já tinha recebido, no passado mês de Abril, em Bilbao, o prémio Best Citizen Service Project, em competição com outros projectos similares europeus e americanos.
O case study da Microsoft sobre o projecto de modernização administrativa da Câmara Municipal de Matosinhos foi publicado na segunda-feira, dia 21 de Setembro. Com o principal objectivo de simplificar a vida às pessoas, este projecto já tinha recebido, no passado mês de Abril, em Bilbao, o prémio Best Citizen Service Project, em competição com outros projectos similares europeus e americanos.
A Microsoft veio agora a público corroborar a qualidade do trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver ao longo deste mandato, apresentando o exemplo de Matosinhos como um case study a nível mundial.
Desenvolvido a partir da ideia-chave “Simplificar-me”, este projecto cresceu em três direcções distintas, embora complementares: simplificar a vida aos munícipes, aumentando o grau de satisfação; simplificar a vida aos colaborares, fomentando a produtividade; simplificar a vida à administração, facilitando a tomada de decisões.
Dentro do “Simplificar-me” destacam-se a organização dos serviços visando a certificação da qualidade, o sistema de informação geográfica, o CRM, a Loja do Munícipe que abriu portas ao público a 5 de Novembro de 2008, Loja do Munícipe Online (e-government) implementada a 5 de Fevereiro deste ano, o call center, a centralização de licenças ou pagamentos online.
Este vasto projecto resultou do trabalho desenvolvido por uma vasta equipa pluridisciplinar, coordenada pelo Vice-Presidente da autarquia, Dr. Nuno Oliveira, responsável pelo Pelouro da Modernização Administrativa, com o firme propósito de construir um espaço simples, acessível e, acima de tudo, funcional, caracterizado por um atendimento online, mas também presencial, de proximidade onde se destacam o envolvimento efectivo com as populações, a celeridade processual e a facilidade no acesso.