1.ª edição decorre em vários espaços de Matosinhos e Porto, de setembro a dezembro de 2019
A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, estiveram na manhã de hoje, 19 de setembro, na apresentação do programa oficial da Porto Design Biennale, cuja primeira edição terá lugar no final de 2019, nas cidades de Matosinhos e Porto.A conferência de imprensa de lançamento do programa decorreu naquela que será a sede da bienal, o espaço esad—idea da Rua Brito Capelo, em Matosinhos.
A Porto — International Design Biennale pretende afirmar, com grande relevância, a região norte de Portugal no mapa dos grandes eventos internacionais na área do design.
O evento, promovido pelas Câmara Municipais de Matosinhos e Porto, ocupará diversos locais das duas cidades, e terá a organização da esad—idea, Investigação em Design e Arte, o centro de investigação da ESAD/Escola Superior de Artes e Design.
José Bártolo, curador geral da Porto Design Biennale 2019 (PDB’19), procedeu hoje à apresentação da programação do evento realçando que o programa agora divulgado é vasto e ambicioso, fruto de cerca de um ano de muito trabalho, pesquisa e análise, mas que está a ser construído e trabalhado de uma forma ainda mais fina e minuciosa, aberto ainda a atualizações e melhorias.
José Bártolo falou das linhas orientadoras do evento, do tema base, da equipa de curadores (na sua maioria portugueses), das suas áreas fundamentais, das exposições, das conferências internacionais, debates, workshops, e iniciativas paralelas já definidos, bem como do país parceiro do evento – Itália, da programação internacional (crossborder, um pilar estratégico que terá uma programação autónoma), e do prémio que vai ser atribuído no âmbito da PDB’19, como forma de distinção da excelência do design português.
A PDB’19 assume como missão a promoção, dinamização e internacionalização do pensamento e da prática em design. A primeira edição decorrerá em torno do tema Tensões do Novo Milénio, propondo uma ampla reflexão sobre transformações emergentes que marcam o novo milénio e o lugar do design perante este quadro de mudança.
Destinada a vários públicos, especializados e não especializados, a programação da PDB’19 incluirá um vasto programa de eventos, instalações interativas, performances e concertos.
O curador geral da PDB’19 salientou que uma Biennale de Design só é lançada neste território porque há excelência dos designers que trabalham aqui, porque há excelência de trabalhos que justificam esta ação.
José Bártolo falou ainda da grande vontade existente de que a PDB’19 seja um evento de referência no âmbito dos grandes eventos de design que acontecem pelo mundo fora.
Após a apresentação da programação do evento, seguiram-se as intervenções dos presidentes das autarquias promotoras da Porto Design Biennale 2019.
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, reforçou a forma como os dois municípios, Porto e Matosinhos, se têm sabido articular no sentido da construção duma aliança forte que permita uma afirmação maior a nível europeu. “Quando falamos de design estamos a falar dum conceito político, que nos permite refletir e pensar nas tensões do presente e nas tensões do futuro. O design tem de facto esta capacidade de intervenção na criatividade, tentando perceber o que se avizinha. Que este seja um fórum de pensamento e de criatividade, que todos participem, e que a indústria também se associe”, reforçou.
Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, voltou a enaltecer a atitude bilateral que tem unido Matosinhos, Porto e não só. “Estamos agora nesta liga das cidades a competir com cidades como Barcelona e outras grandes referências mundiais nesta área. O nosso objetivo é promovermo-nos em conjunto, não como cidade, mas como território, numa tentativa de afirmação global”.
O design é uma linguagem, universal e utilitária, que qualifica os objetos e acrescenta valor à economia. Assim, Porto e Matosinhos unem-se para, uma vez mais, impulsionarem a economia da região. Queremos entrar no mapa do design em termos mundiais. Estamos aqui como as molas impulsionadoras que a região e o país precisam”, rematou a edil matosinhense.
Presentes na conferência de imprensa de lançamento do evento estiveram ainda a presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, o vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, o vereador da Cultura, Fernando Rocha, o vereador Narciso Miranda, bem como o presidente da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, o diretor executivo da esad- idea, Sérgio Afonso, alguns dos curadores envolvidos no projeto e demais interessados.
Relembre-se que os dois Municípios, Porto e Matosinhos, se têm destacado por uma aposta consistente e contínua na qualidade do espaço urbano, na programação cultural, na valorização da arquitetura e do design. Ciclos de conferências como Personal Views e Fórum do Futuro, a existência de equipamentos e instituições culturais como a Casa do Design, Casa da Arquitectura, Museu da Fundação de Serralves, Casa da Música e diversos espaços municipais de programação cultural ligados à arte contemporânea, ao teatro, dança, cinema e literatura, caracterizam este território urbano como um espaço diferenciado de diversidade e vitalidade cultural. O acolhimento de importantes eventos de design tem acontecido, nos últimos anos, com regularidade quer em Matosinhos, quer no Porto, tal como o exemplificam a AGI Open (Porto, 2010) a European Academy of Design Conference (Porto, 2010), as exposições nacionais e internacionais de design apresentadas na Galeria Quadra e Casa do Design de Matosinhos, as exposições da edição 2015 da Bienal Experimentadesign ou o acolhimento aos European Design Awards (Porto, 2017).
Para além de ambicionar ser um evento de regularidade bienal, capaz de promover a cultura do design, a sua discussão pública e a produção de conhecimento crítico a partir de Portugal, a PDB’19 pretende desenvolver um trabalho continuado de investigação e divulgação do design português e internacional, potencializando a associação de recursos entre disciplinas, designers, empresas, a academia, a indústria e os diversos setores sociais.
Após a apresentação do programa do evento, seguiu-se a inauguração, pelas 13h00, do primeiro espaço-loja do PDB’19, situada no complexo da Real Vinícola (Avenida Menéres, 461, Matosinhos).
Mais tarde, pelas 19h00, foi também inaugurado o espaço-loja que funcionará no Palacete Viscondes de Balsemão, na Baixa do Porto (Praça Carlos Alberto 71, Porto).
Refira-se que estes espaços-loja, localizados em Matosinhos e no Porto, vão já começar a trabalhar no âmbito da PDB’19 e terão uma curadoria rigorosa com elementos de design português e internacional, assim como uma programação muito dinâmica e atrativa.
Mais informações sobre o programa e o evento em: www.portodesignbiennale.pt.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
