Mais 50 famílias recebem ajuda para pagar as rendas das suas habitações.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e a Engª. Olga Maia, administradora da Matosinhos, entregaram, dia 30 de maio, um conjunto de 50 cheques a famílias do Concelho com dificuldades em pagar a renda das suas habitações.
Desde Julho de 2009 que Câmara Municipal, através da Matosinhos Habit, tem vindo a implementar o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento.
O apoio prestado às famílias é calculado em função do rendimento mensal do agregado familiar per capita, que não pode ultrapassar o valor do salário mínimo nacional. O subsídio pode variar entre os 75 e os 125 euros mensais. A maior parte das famílias abrangidas recebe um valor mensal entre os 100 e os 125 euros.
Com esta medida, a Autarquia ajuda não só as famílias em manterem a sua habitação, mas também os proprietários dos imóveis que, assim, mantêm os seus rendimentos e evitam ações de despejo. Além disso, este programa constitui uma alternativa à integração em habitação social, uma vez que os munícipes têm a possibilidade de continuar a residir nas suas habitações.
O Presidente da Autarquia fez, no final, o balanço do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento que, desde o início, apoiou mais de 1300 famílias, encontrando-se ativas 604 candidaturas. Um investimento global de três milhões de euros.
Relativamente aos pedidos de habitação, no âmbito do PER- Programa Especial de Realojamento, desde Novembro de 2005 até ao dia 30 de Maio de 2013 foram realojadas 492 famílias e construídas 42 novas habitações. 275 intervenções foram realizadas no âmbito do Prohabita e quase 8 mil ao nível da manutenção.
Dos atuais 508 pedidos de habitação graduados, 222 têm possibilidade de aceder ao realojamento em habitação social. Até Julho deverão ser realojadas 70 famílias que se encontram registadas, ficando 147 a aguardar realojamento.