Mais 23 famílias com dificuldades em pagar as rendas das suas habitações contempladas com 2.450 euros.
Desde Julho de 2009 que Câmara Municipal, através da Matosinhos Habit, tem vindo a implementar o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento.
O objetivo é apoiar as famílias do Concelho com dificuldades em pagar a renda das suas habitações.
O apoio prestado às famílias é calculado em função do rendimento mensal do agregado familiar per capita, que não pode ultrapassar o valor do salário mínimo nacional. O subsídio pode variar entre os 75 e os 125 euros mensais . A maior parte das famílias abrangidas recebe um valor mensal entre os 100 e os 125 euros.
Com esta medida, a Autarquia ajuda não só as famílias em manterem a sua habitação, mas também os proprietários dos imóveis que, assim, mantêm os seus rendimentos e evitam ações de despejo. Além disso, este programa constitui uma alternativa à integração em habitação social, uma vez que os munícipes têm a possibilidade de continuar a residir nas suas habitações.
O Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, entregou hoje, dia 18 de março, mais 23 cheques mensais no valor de 2.450 euros, numa cerimónia que contou com a presença do Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, do Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, e a administradora da Matosinhos Habit, Engª. Olga Maia.
“Este programa existe há quase cinco anos. Representa para a Câmara um milhão de euros por ano. Sabem o que se construía com um milhão de euros? Muita coisa. Mas o essencial em Matosinhos está feito. Agora, a nossa prioridade são as pessoas. Apoiá-las quando precisam. Era muito bom sinal se deixassem de necessitar o nosso apoio. Era sinal de que as suas vidas tinham melhorado. Nada me deixaria mais satisfeito”, disse o Dr. Guilherme Pinto.