Mais 16 famílias com dificuldades em pagar as rendas das suas habitações contempladas com 1.750 euros.
Em Julho de 2009, a Câmara Municipal, através da Matosinhos Habit, avançou com o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento com o intuito de apoiar as famílias do Concelho com dificuldades em pagar a renda das suas habitações.
O apoio prestado às famílias é calculado em função do rendimento mensal do agregado familiar per capita, que não pode ultrapassar o valor do salário mínimo nacional. O subsídio pode variar entre os 75 e os 125 euros mensais. A maior parte das famílias abrangidas recebe um valor mensal entre os 100 e os 125 euros.
Com esta medida, a Autarquia ajuda não só as famílias em manterem a sua habitação, mas também os proprietários dos imóveis que, assim, mantêm os seus rendimentos e evitam ações de despejo. Além disso, este programa constitui uma alternativa à integração em habitação social, uma vez que os munícipes têm a possibilidade de continuar a residir nas suas habitações.
“A Câmara não pode construir casas a esta velocidade. A melhor forma de ajudarmos as pessoas é quando elas precisam e durante o tempo em que elas precisam. Neste momento, estamos a ajudar 700 famílias a pagar as suas rendas na esperança de que um dia deixem de necessitar. Era muito bom sinal se isso acontecesse”, disse o Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, que, juntamente com a administradora da Matosinhos Habit, Engª. Olga Maia, entregou, dia 5 de março, mais 16 cheques no valor de 1.750 euros.