“Frutinhas” vai distribuir semanalmente 16 mil peças de frutas e legumes às crianças de Matosinhos.
A Câmara Municipal de Matosinhos retoma, na próxima semana, o programa “Fruta Escolar”, com a distribuição das primeiras 7.960 doses de fruta e legumes que vão chegar a todos os alunos do 1º Ciclo e da Educação Pré-Escolar. Com duas entregas semanais, à terça e quinta-feira, a iniciativa fará chegar semanalmente às crianças quase 16 mil doses individuais de banana, maçã, tomate cherry ou cenoura.
Promovido pela União Europeia com o intuito de gerar boas práticas alimentares, o programa “Fruta Escolar” tem em Matosinhos a particularidade de abranger também, a expensas da autarquia, as crianças da Educação Pré-Escolar. A Câmara Municipal de Matosinhos criou ainda uma mascote para a iniciativa, o “Frutinhas”, fazendo acompanhar a distribuição de frutas e legumes da entrega de um cromo que os alunos podem colecionar numa caderneta. Esta campanha, única no país, foi já reconhecida pelo Ministério da Educação como uma boa prática de promoção de hábitos alimentares saudáveis.
O programa Fruta Escolar, refira-se, foi adotado por Matosinhos logo no primeiro ano letivo após a sua criação, em 2009/2010. Cada produto é fornecido devidamente higienizado e embalado individualmente, sendo entregue aos alunos na sala de aulas e aí consumido na presença do docente, em horário que não coincida com a distribuição do leite escolar.